[Romance] José Lins do Rego – Menino de Engenho + Pedra Bonita

Posted by: PDL  /  Category: Literatura Nacional, Romances Nacionais

José Lins do Rego Cavalcanti nasceu em Pilar, Estado da Paraíba, em 03 de junho de 1901, e faleceu na cidade do Rio de Janeiro em 1957. Criado no engenho Corredor, de propriedade do avô materno, fez os estudos secundários em Itabaiana e na Paraíba (atual João Pessoa), vindo a se formar em Direito no Recife no ano de 1918. Foi também no Recife que veio a conhecer intelectuais como Gilberto Freyre, José Américo de Almeida e Olívio Montenegro. Tempos depois conheceria em Maceió dois grandes nomes da literatura de seu tempo: Jorge de Lima e Graciliano Ramos. Exerceu o cargo de promotor público em Manhaçu (MG). Publicava, desde sua tenra juventude, artigos em suplementos literários, passando após algum tempo a escrever romances. Seu primeiro livro foi publicado em 1932: Menino de Engenho, custeado com dinheiro do próprio bolso, e que atingiu enorme repercussão, abrindo caminho para uma série de obras de grande importância em nossa literatura.

José Lins do Rego mudou-se para o Rio de Janeiro em 1935. Consagrado como o grande escritor regionalista brasileiro ao lado de Graciliano Ramos, foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras no ano de 1956 . Sua obra tem como característica ser detentora de um profundo lirismo e de uma linguagem cheia de vocábulos regionais. Neto de um poderoso senhor de engenho, José Lins do Rego conviveu com essa transição econômica e cultural por toda a sua juventude, o que concede a seus textos um tom de biografia que se estende desde o seu primeiro livro. Neste ano de 2001, quando completaria 100 anos de vida, a Academia Brasileira de Letras o homenageia com uma exposição e um ciclo de palestras sobre sua vida e sua obra. Outra homenagem foi prestada com a criação de um prêmio literário, no valor de R$ 30.000,00, para a melhor obra criada em torno do autor que escrevia guiado pelas emoções e pela memória.

Menino de Engenho – José Lins do Rego

Menino do Engenho retrata o interior paraibano, a vida dos engenhos, estabelecendo relação de causa-efeito entre paisagem (natureza específica daquelas regiões) e pessoas igualmente representativas, tipificadas, que habitam a região: o Nordeste Brasileiro.

DOWNLOAD

Pedra Bonita – José Lins do Rego

Pedra Bonita é um mundo novo, totalmente novo, sob todos os aspcetos. Um livro à parte, na obra de José Lins do Rego. As qualidades extraordinárias do narrador deram de si, neste romance, o melhor que é possível imaginar. A história de uma vila humilde; vidas de heróis, de um santo – o padre Amâncio -, de místicos, de bandidos, os métodos de repressão ao cangaço e ao fanatismo; aventuras de cantadores, verdadeiras canções de gesta em torno de tipos de fanáticos e cangaceiros, assassinos e iluminados, lutas, heroísmos, gradezas e misérias – tudo coube nessa grande, nessa admirável obra, que é, a um tempo, romance e epopéia.

DOWNLOAD

Tags: ,

Sem Comentários para “[Romance] José Lins do Rego – Menino de Engenho + Pedra Bonita”

  1. milenne eana clara Comentou:

    e ooooooooooooooooooooooooooooovvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvbbbbbbbbbbbbbbbbnnnnnnnnyytcnbbkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkgggggggggggggg ts rrfddwme3jqeh axgdftg sbvhfyfhryjfu vnvhgmjg245nvhnghfjnfg vbfhf gj33 hdhery fbgrrhki u vhfuryt5u5guhd gsgyssx fssw vwsgede hfhu

Deixar uma Resposta