[Ficção] Trilogia Cósmica ou Trilogia de Ransom – C.S. Lewis

Posted by: PDL  /  Category: Ficção, Policial, Terror e Suspense, Literatura Estrangeira

1 – Além do Planeta Silencioso – Um malvado cientista chamado Weston seqüestra o insigne doutor Ransom e o envia, contra a sua vontade, para o planeta vermelho de Malacandra. Ali o aguarda um triste fim: converter-se na vítima de um sacrifício.
Entretanto, uma vez em Malacandra, Ransom consegue escapar de seus captores e descobre que se encontra em Marte, um mundo povoado por seres inocentes e sem pecado, que vivem em harmonia com o resto dos mundos do Campo da Árvore, o sistema solar, amparados pela benéfica influência do Criador, Maleldil e que nunca conheceram a maldade do oyarsa rebelde que vive em Thulcandra, a Terra, o planeta silencioso e isolado que não fala o idioma da Árvore.
Com esta novela foi introduzida a novidade na ficção científica de apresentar os habitantes de outro planeta como seres bondosos, e se aponta já a idéia dos universos paralelos, que Lewis usaria em seguida nas Crônicas de Narnia, muito antes de que fosse um tópico nas novelas do gênero.
De um ponto de vista popular é a novela mais atraente da trilogia por ser a mais tensa, o argumento é acompanhado com interesse e o autor consegue transmitir ao leitor o assombro diante dos descobrimentos de Ransom e o vaivém de sentimentos que o assaltam.
Reedição: Yuna

2 – Perelandra – Na segunda novela, o destino de Ransom é Vênus, ou Perelandra, onde de novo se encontra com Weston. Enquanto este tenta convencer a Dama a, como uma segunda Eva, desobedecer à ordem recebida de Maleldil, o Criador, Ransom procura evitar isso. Acontecem muitos combates, primeiro dialéticos e em seguida físicos, entre os dois, em que discutem questões morais e nos quais, por exemplo, Ransom descobre para que nos foi dado o ódio.
Perelandra era a novela preferida de Lewis, depois de “Enquanto não temos rosto”, e, sem dúvida, nela brilham ao máximo a riqueza e precisão de sua linguagem, mas também, de um ponto de vista estritamente novelesco, sobram alguns exageros descritivos, apesar de magníficos por si mesmos.
Digitalização: FB
Reedição: Yuna

3 – Aquela Força Medonha (2 volumes) – Desta vez, Ransom encabeça a luta de um grupo de pessoas contra forças totalitárias, que trabalham amparadas por uma instituição tecnológica chamada N.I.C.E. e que desejam dominar a Terra. Finalmente, a vitória chegará com o reaparecimento e a intervenção de um surpreendente Merlín. Nesta novela, a mais extensa da trilogia, embora contenha muitas idéias e cenas magníficas, também falta controle narrativo: Lewis carrega a mão na apresentação negativa dos malvados e, sobretudo, tornou por demais complexa a história, que além de depender da leitura das novelas anteriores da trilogia, também contém muitas referências mitológicas e literárias.
Mesmo não tendo alcançado a qualidade dos volumes anteriores, também revela as qualidades de C. S. Lewis: originalidade, capacidade imaginativa, sabedoria literária, solidez intelectual. Por isso, apesar de suas falhas, é uma novela que merece ser conhecida. Basta ver que outros autores que têm tentado abordar em suas novelas teses na mesma linha de teologia-ficção, estão muito longe dos conhecimentos filosóficos e teológicos do autor, além de não terem facilidade para igualar sua preparação específica e seu talento para expor as coisas com brilhantismo e clareza, não alcançando nem de longe sua altura e sua coerência.

Trilogia Cósmica ou Trilogia de Ransom – C.S. Lewis

1 – Além do Planeta Silencioso

2 – Perelandra

3 – Aquela Força Medonha – Volume 1

3 – Aquela Força Medonha – Volume 2

Tags: , , ,

11 Comentários para “[Ficção] Trilogia Cósmica ou Trilogia de Ransom – C.S. Lewis”

  1. Julie F. de Pádua Comentou:

    MUITO LEGAL !
    AMO C.S LEWIS

    DEUS ABENÇOE !

    BJO

  2. Leandro Sales Comentou:

    Muito boa esta trilogia de 4 VOLUMES.

    Obrigado por posta-la.

    Abraço

  3. Camila Comentou:

    Valeu,

    Muito bom quem postou a trilogia!!!!

  4. su.18 Comentou:

    Obrigado pela dica….vou deixar uma tmb

    O livro A Ordem é Amém de John Chelh, eu li e achei muito bom então fica a dica ai, espero que gostem!!!!

    eu achei no site: http://www.seteseveneditora.com.br

  5. ysla Comentou:

    adoro todos os livros de c.s. lewis!!!
    e recomendo tbem ”as crônicas de narnia”
    foi um dos melhores livros que ja li.

  6. Anne Comentou:

    Geeeentteeeeee……eu n acho em nenhum lugar os livros para comprar eu quero muito a triologia T.T …..se alguem souber pf me diz onde

  7. Sarah Caroline Comentou:

    Nao consegui baixar. Como faz?

  8. Fábio Comentou:

    @Leandro Sales , a trilogia tem três livros sim:

    Além do Planeta Silencioso
    Perelandra
    Aquela Força Medonha

    Se por estratégia ou por qualquer motivo o último foi “dividido” em dois pelo site ou por alguma editora, não altera nada. Simplesmente é um modo de dispor a trilogia.

  9. Lucas Daniel Comentou:

    Gosto muito de C.S Lewis só que gostaria de Ler a Famosa Trilogia De Ransom só que é muito difícil de achar de achar Aquela Força Medonha –Volume 1 e 2!Você não tem nenhum site ou algum lugar onde tem esse livro!Porque é muito chato quando agente ler por exemplo uma trilogia dessa e depois não pode acabar de ler o último Livro!
    Por Favor aqui escreve + um apaixonado por livros!

    Muito Obrigado!

  10. Pedro Mendes Comentou:

    Aprendi a gostar de C.S.Lewis depois, de por acaso, ter lido o livro “CRISTIANISMO PURO E SIMPLES”..depois disso mtos dos outros livros, q me ajudaram a escapar do ateismo…mas gostaria de ler sua autobiografia “SUPREENDIDO PELA AELGRIA”, como posso obeter? teria como alaguem me enviar pelo menos em PDF? meu e-mail é:
    pedro_mendes.prof@hotmail.com

  11. Lucas Daniel Comentou:

    Achei o terceiro livro da trilogia nas casas Bahia por 41,90 os dois volumes em um só!

Deixar uma Resposta