[Notícias] Stephenie Meyer é acusada de plágio
Postado por: PDL / Categoria: Informação e Cultura, Notícias![]()
Uma escritora pretende processar a autora da série “Crepúsculo”, Stephenie Meyer, acusando-a de ter copiado trechos de um livro pouco conhecido em seu romance “Amanhecer”, disse um advogado na terça-feira.
J. Craig Williams, que representa a autora de “The Nocturne”, Jordan Scott, disse à Reuters, por telefone, que as passagens em questão têm pouca semelhança de texto, mas os livros têm trama e personagens parecidos.
A editora Hachette, que publica os livros de Meyer, disse que a acusação não tem fundamento, e que sua autora criou toda a série “Crepúsculo” sem nunca ter ouvido falar de “The Nocturne”.
“Amanhecer”, lançado em 2008, é o quarto romance da série que tem como protagonista a adolescente Bella Swan, surpreendida em um romance com o vampiro Edward Cullen.
A editora diz que a série vendeu 70 milhões de exemplares no mundo, além de servir de base para uma série de filmes da produtora Summit Entertainment. O primeiro filme, “Crepúsculo”, arrecadou mais de 380 milhões de dólares nas bilheterias mundiais. O segundo, “Lua Nova”, será lançado em novembro.
Em “Amanhecer”, Bella se casa com Cullen, e o livro acompanha a personagem ao longo de uma gravidez complicada e em sua nova vida como vampira.
Em carta à editora Hachette para propor um acordo, Williams cita similaridades entre “Amanhecer” e “The Nocturne” – como em passagens sobre uma cerimônia de casamento, uma relação sexual na praia e um trecho em que um humano transformado em vampiro descreve a mudança.
Williams também chama a atenção para o fato de que no dois livros há personagens que chamam a esposa de “love” (“amor”).
Em nota, a editora Hachette disse que os livros de Meyer “têm sido uma sensação fenomenal”, e “não deveria ser surpresa ouvir que outras pessoas podem querer pegar carona em tal sucesso”.
Segundo Williams, nesta semana ou na próxima Scott deve abrir processo contra Meyer na Justiça Federal dos EUA.
“Acho que os fãs têm de ler os dois livros e formar sua opinião, como um juiz terá de fazer”, disse Williams.
Ele disse que Scott não pleiteará indenização.
Scott disponibilizou capítulos de “The Nocturne” enquanto preparava esse romance sobre vampirismo, escrito durante sua adolescência e lançado em forma de livro em 2006, segundo Williams. Ele disse não saber quantos exemplares foram vendidos.
Tags: Stephenie Meyer










agosto 5th, 2009 at 23:50
Mentira mentira isso se chama inveja pooq ta fazendo susseso …. pura inveja
agosto 6th, 2009 at 9:10
Mais é claro que tudo que faz sucesso provoca isso mesmo, “olho gordo”, se eu fosse a autora ficaria tranquila, isso tbm aconteceu com J.K. Rowling e tantos outros outores de sucesso, agora ninguem pode falar de vampiro pq ta copiando fulano ou beltrano, basta fazer sucesso.
PS: Será que o povo do pdl nao tem esse livro. “The noctune”hehe ^.^”
agosto 6th, 2009 at 12:07
Pow Anderson, não é por aí!
A J.K.Rowling COPIOU sim trabalhos de muitos ecritores, principalmente do Neil Gaiman que apesar dos protestos dos fãs não quis “causar problemas” para a série dela.
agosto 6th, 2009 at 17:55
Mimimi que não vai dar em nada. Esses tais trechos que a escritora alega devem existir em meio milhão de livros sobre vampiros(e mais ainda de não vampiros)…ou fazer amor na praia e chamar quem se ama de “love” agora é sujeiro a direitos autorais?? Alguém avise a Anne Rice também, já que um humano relatar a mudança para vampiro também é proibido!! Ela vai ganhar bilhões…
@HunterDog
Eu me lembro que o Neil Gaiman, em Um Jogo De Você, mencionou que trocava cartas com um outro escritor e descobriu que ambos estavam fazendo praticamente o mesmo tipo de enredo e personagem; só que o outro autor tinha começado antes e encorajou o Neil Gaiman a seguir em frente, sabe pq? Porque não importa a similaridade (ou cópia) e sim o que cada autor faz com os elementos da estória. Pontos em comum do Tim Hunter e Harry Potter: cabelos negros, óculos, uma coruja de estimação e o fato de poder ser, se bem desenvolvido, o maior bruxo da terra. Daí pra frente cada autor tomou caminhos diferentes…BEM diferentes. Se cada autor fosse ter um siricutico por idéias semelhantes então a família de Tolkien ia ser a mais rica do mundo, pq o que tem de anéis mágicos, elfos e magos de barba branca por aí não tá escrito. É o que se faz com as idéias que diferencia uma boa estória de uma não tão impactante. Amo Os Livros da Magia…mas quem leu sabe q não ia mesmo se tornar um sucesso entre crianças e adultos como foi e é Harry Potter.
agosto 6th, 2009 at 19:41
a Stephenie é preguiçosa e burra demais pra plagiar qualquer coisa.
agosto 11th, 2009 at 20:39
“Em carta à editora Hachette para propor um acordo, Williams cita similaridades entre “Amanhecer” e “The Nocturne” – como em passagens sobre uma cerimônia de casamento, uma relação sexual na praia e um trecho em que um humano transformado em vampiro descreve a mudança”.
Resposta para isso: dor de cotovelo. O que a autora de The Nocturne irá perder por ver a outra vendendo livros contendo a mesma idéia, mas com diferenças? Dinheiro. O que uma pessoa com muito dinheiro quer? Mais dinheiro. Ganância, vício. Isso é inveja.
“Williams também chama a atenção para o fato de que no dois livros há personagens que chamam a esposa de “love” (”amor”)”.
Resposta: se eu chamar minha esposa de “amor”, estarei copiando de outros casais, em outros casamentos, que também se chamam “amor”.
Ora, faça-me o favor…! Sem comentários para essa mulher que tenta processar a Meyer… Que ela enxergue a própria ignorância. ¬¬’
agosto 16th, 2009 at 15:23
a stephenie é preguiçosa e burra dmais para plagiar alguma coisa ², só do fato dela criar esses vampiros [ se é q eu posso chamar disso ] ridiculos ja ferro todo livro ¬’
agosto 16th, 2009 at 20:35
A Stephenie é preguiçosa e burra demais pra plagiar qualquer coisa. [3]
Vampiros que engravidam humanas.. tipo, super com sentido, né. Eles tão mortos e não possuem fluidos. Vai ver foi por telepatia. >_<’
outubro 14th, 2009 at 13:39
“Em carta à editora Hachette para propor um acordo, Williams cita similaridades entre “Amanhecer” e “The Nocturne” – como em passagens sobre uma cerimônia de casamento, uma relação sexual na praia e um trecho em que um humano transformado em vampiro descreve a mudança”.
Resposta para isso: dor de cotovelo. O que a autora de The Nocturne irá perder por ver a outra vendendo livros contendo a mesma idéia, mas com diferenças? Dinheiro. O que uma pessoa com muito dinheiro quer? Mais dinheiro. Ganância, vício. Isso é inveja.
“Williams também chama a atenção para o fato de que no dois livros há personagens que chamam a esposa de “love” (”amor”)”.
Resposta: se eu chamar minha esposa de “amor”, estarei copiando de outros casais, em outros casamentos, que também se chamam “amor”.
Ora, faça-me o favor…! Sem comentários para essa mulher que tenta processar a Meyer… Que ela enxergue a própria ignorância. ¬¬’
[+1]
outubro 27th, 2009 at 18:17
“A Stephenie é preguiçosa e burra demais pra plagiar qualquer coisa.”???
Queria eu ser burra e preguiçosa q nem ela.. estaria rica já! rsrs
Li os 4 livros da série Crepúsculo e os achei bem interessantes e divertidos. Ficção, que eu saiba, serve para entreter as pessoas, mas não para achar q essas coisas realmente existam por aí! Se a Stephenie Meyer quis colocar no último livro dela que o vampiro engravidou a humana, qual é o problema???? Vampiros, q eu saiba, não existem, então não temos como saber se eles têm como fazer isso, ou não, não acha?
E, concordo como o q alguém escreveu aí sobre o q a “vítima” do plágio disse q a stephenie escreveu… histórias sobre casamentos, praias e (a pior de todas) chamar a pessoa com quem vc tem um relacionamento de ‘amor’, sinto muito, mas já vi em vários livros e pasmem, até na vida real! hehe
Por favor…
novembro 2nd, 2009 at 21:43
MENTIRA…MENTIRA…PURA INVEJA DA “PHANIE”!.
Ela tem criatividade e idéias o bastante para dar e vender, não precisa de outras ideias, para com a dor de cotovelo “Ôo”!
Para os Livros da “Phanie Meyer” são “MARAVILHOSOS”!
Só pode ser inveja mesmo viu!
novembro 2nd, 2009 at 21:43
MENTIRA…MENTIRA…PURA INVEJA DA “PHANIE”!.
Ela tem criatividade e idéias o bastante para dar e vender, não precisa de outras ideias, para com a dor de cotovelo “Ôo”!
Para os Livros da “Phanie Meyer” são “MARAVILHOSOS”!
Só pode ser inveja mesmo viu!!!!
novembro 19th, 2009 at 11:02
Essa noticia foi ótima de ler.
Eu vi o filme , gostei da trama como filme e tive vontade de ler o livro. Porem ao ver essa reportagem realmente concordo que ela plagiou muita gente pra fazer o livro dela.
Termos como “Vampiro vegetariano” usado no primeiro filme,é um termo normalmente usado em jogos de rpg, que quer dizer que o vampiro se alimenta de animais.Ela nega terminantemente que jogou rpg de vampiro quando tem muitas indicações de que ela se baseou. Motivo porque ela não falou que se baseou no Vampiro a mascara ? A devir provavelmente iria vetar a publicação do livro e filme, como eles tentaram com o Filme Anjos da noite, que era pra ser fiel ao jogo, mas foi modificado.
Para mudar tudo e dizer que ela não se baseou na maioria das historias ja feitas sobre vampiros ela me coloca um vampiro que brilha a luz do dia, que moagem do caramba, essa parte foi idiota mesmo.
Mas me fala , qual é o problema dela falar que ela se inspirou, baseou, nas coisas que ela ja leu? Não constitui plagio fazer isso.
A menos que ela realmente pegue partes de livros que ela gostou modifique um pouco e escreva a historinha dela, pegando as melhores partes de cada historia para ter a dela
março 5th, 2010 at 21:55
Eu acho isso besteira tem varios livros repetidos, nenhum ficar sem uma palavra repetida por pequena q seja. A vida é cheia de repetição, a vida é apredendo e vivendo.Um exemplo se uma menina escrever qualquer coisa igual a minha eu vou denunciala ´so porquer ela mim copeou.Esse tal de William é um tremendo bobalhão ele deve ser doido ou indiota e não ver nada da vida manda ele pensar no que vai fazer sobre isso, manda ele mim denuciar por calunia.
março 10th, 2010 at 8:00
Porra , mais não , realmente , Sthepanie Meyer tava aonde quando colocou que um vampiro pode emgravidar alguem?Burrice tbm em , eu sou fã mais tbm acho essa parte uma coisa de retardado , me poupe !Des de quando alguem morto pode fazer filhos em alguem?
março 10th, 2010 at 8:02
Mas…Voltando ao assunto , eu não acho q Meyer copiou essa autora
março 13th, 2010 at 23:31
Faz lembrar “entrevista com VAmpiro”,a parte que ele esta morrendo de gripe espanhola e o Carlisle morde ele pra ele sobreviver..
março 21st, 2010 at 20:06
A autora não é burra por que coloco que um vampiro pode engravidar,ela fez uma coisa diferente,que nem um autor até hoje teve vontade de arriscar,fazer um filme sobre vampiro,onde um vampiro pode ter filho com uma humana.
Muitos autores pegam o que ja ta pronto e so da uma finalidade,onde ele muda a categoria do filme,no caso a maioria dos filmes de vampiro são de terro,são poucos que são romance.
Eu aplaudo a autora,por se arriscar a criar uma coisa diferente,por que se você se arrisca numa coisa diferente você sempre perde alguma coisa,mais numa ediçao de uma livro voce gasta dinheiro para publica-lo,e se o livro ou filme não da certo,o autor,ou diretor,perde dinheiro,só que o diferente em publicaçao de um filme,se perde milhões,até mesmo bilhões,mais num livro se perde menos,mais perde dinheiro.
Igual a autora arriscou num livro novo,uma teoria diferente sobre vampiros,que no fim deu certo,eu amei a série,e se um dia a autora aparesece na minha frente,eu daria varias ideias,para novas continuaçoes da saga.
E se eu fosse ela denunciava a autora de The Nocturne,por falço testemunho.
abril 1st, 2010 at 21:52
Escrever quatro livros com estórias super bem amarradas que prendem a atenção do leitor do começo ao fim e ainda por cima vendem milhões, é coisa de gente burra e preguiçosa??? Wow!!!!!Nem posso imaginar como classificamos então pessoas que escrevem coisas do tipo “SÓ DO FATO dela criar esses vampiros” ou ainda “ja ferro todo livro”, ou pior… “Eles TÃO mortos” uahuhauhauhauhha. Eu teria o mínimo de vergonha e nunca mais comentaria em blog algum! Como diria meu amor – sem comentários – Ops, não posso chamar meu namorado de amor… É plágio!
abril 30th, 2010 at 15:42
a série crepúsculo é a mais linda já criada…
Stephenie Meyer tem mais que reseberb seus merecidos parabéns e não acusasões abisurdas…
abril 30th, 2010 at 15:46
a Bella grévida do Edward seria sem sentido se Stephenie Meyer,não falase ou justificase o assunto mais como foi bem colocado Carlisle Cullen ( pai de Edward,médico de respeito) pesquisou sobre o acontecimento e deixou bem claro que poderia até ser raro mas que já havia acontecido…
junho 26th, 2010 at 23:29
Espero que a primeira pessoa que chamou a pessoa que ama de “AMOR” ñ se pronuncie pois todos seremos processados.
pessoas burras e preguiçosas ñ tem coragem de escrever porra nenhuma muito menos 4 livros!
ah e espero que essa moda de plagio ñ pegue ou então muitos pais serão processados p plagiar o nome do filho de alguém…
seja como for essa bobagem é só a tentativa de uma louca ñ tão rica tirar dinheiro de algém que ficou famoso e mt rico porque escreveu livros com a mesma temática.
vampiros são vampiros, romances são romances e por mais diferentes que sejam sempre terão semelhanças…
julho 5th, 2010 at 17:46
Pelo amor de Deus, essa mulher tem serios problemas de personalidade,se ela for processar Stephenie por esse detalhes ela tera que processar muitos outros tambem, ja que a maioria dos livros de vampiros o humano que é transformado descreve a transformaçao nem todos com tanta riqueza de detalhes mais ainda assim descreve,o casamento e a relação sexual na praia nao sao base pra ser chamado de plagio sao tao comuns que qualquer pessoa poderia ter pensado nisso ja que sao cenas sem muita criatividades…
E um recado pra autora de “The Nocturne”
“AMOR” é uma palavra universal que praticamente todos os casais se chamam, se ela nao queria que ninguem fizesse copia dela entao que tivesse usado uma palavra pouco conhecida… Que tal agora, sera que ela vai querer processar todos que usarem a palavra? Cuidado senhores casais pois correm risco de levarem o seu dinheiro sem nenhum escrupulo… Ela esta querendo aparecer em cima de outras pessoas claro que agora os fãs de Crepusculo irao ler o livro dela so pra ver se tem alguma semelhança e assim ela fica famosa, tenho que admitir que é inteligente mais muito mesquinha…
Alem do mais concordo com a pessoa com o post acima, vampiros são vampiros podem existir milhares de livros sobre eles,mais sempre terao semelhança…
julho 18th, 2010 at 21:39
Vamos gente é só falar não tem nada a ver!
Pura inveja!
julho 20th, 2010 at 1:12
concordo plenamente com a Ketili sabe pessoas que se jugam realmente fãs da saga naum uma merda de “é a coisa mais retardada que ja li” como disseram lave essa ignorancia essa pessoa tem mais é que se fu..lascar pra naum dizer outra coisa…
a querida la de cima a tal dignicima crie vergonha nessa cara de lavagem de porco fofa e naum fale oq naum sabe que tipo…..voltando ao assunto(fico nervosa quando pessoas que se jugam fans flam mal da saga)a tia steph é uma otima escritora eu amo so apaixonada e frequento blog e sites e tenho mais de 50 revistas entao vou dar o meu veredito nesse assunto..”caso terminado essa escritora mixorninha nem sabe se lavar e ainda que acusar alguem que ela nem em sonho vai ser igual de plagio,é fods…
julho 26th, 2010 at 14:47
O que queria, com certeza vai conseguir, milhões de pessoas que nunca ouviram falar de “The Nocturne”, agora vão conhecer e possívelmente ler. Belo marketing rs. Querendo ou não, conseguiu sua fama rs.
agosto 4th, 2010 at 23:03
mentira mentira qe invejosa qer pegar carona no sucesso da outra que coisa feia de se fazer :/
agosto 6th, 2010 at 14:42
eu acho isso um absurdo onde ja se viu se ela tivesse mesmo escrevido ela deveria publica-lo mas cada caso e caso se isso for verdade so lamento porque os livros de stephenie meyer sao um sucesso eu adorei acho que nenhum autor conseguiu escrever um livro tao interessante.
outubro 3rd, 2010 at 19:13
isto é um falta de vergonha na cara, ele(a) etão com inveja do sucesso que é a saga crepusculo e esta fazendo isto.
dezembro 13th, 2010 at 17:19
Aeeee até que enfim alguém mostrou o lugar dessa escritora retardada…Ô livrinho chato, e o filme então é bom pra quem te insônias…É bom pra dormir… Sthepenie Meyer ñ tem idéias msm..hahahahahaha..
junho 19th, 2011 at 17:38
isso é só inveja, pq o livro é ótimo e o dela nao conseguiu fazer tanto sucesso!!!!!
junho 19th, 2011 at 17:40
Thomaz vai toma no seu …. olho!
ela é uma escritora muito boa, e parece q vc ta com inveja dela tbm!! kkkk’
janeiro 2nd, 2012 at 15:47
Pois ela quer fama, vai aproveitar para os adolescentes lerem os dois livro para saberem se tem mesmo essas semelhanças para dai poder transformar o livro dele que é pouco conhecido e dar um pouquinho de fama fala sério todo mundo sabe que nem tudo é inédito sempre vem ma inspiração ou semelhanças que mesmo assim não são plágios. :@
abril 26th, 2012 at 20:21
a autora não copiou nada, a saga crepúsculo e maravilhosa e unica e o resto e só conhecidencia.Mas não existe plágio nenhum.